Buscar

EPISÓDIO DE HOJE: CHEF RESPONDE



Reunimos as principais dúvidas dos nossos consumidores referentes os produtos, dicas de uso e chamamos a nossa Chef Natália para responder. Vem com a gente e fique por dentro dessas curiosidades do universo gourmet.


Qual a melhor forma de guardar os talheres?

Para que fiquem mais bem organizados, gavetas com divisórias são a melhor opção para que sejam separados por tipo, garfos, facas e colheres. Use detergente neutro e esponja macia para lavá-los. Seque-os, em seguida, para não ficarem manchados de respingos.





Quais panelas eu preciso ter no dia a dia? Para começar se virando bem na cozinha, você pode começar uma caçarola e uma frigideira. Os principais preparos você sempre vai precisar de uma caçarola para cozinhar e uma frigideira para frituras.







Toda panela nova precisa curar antes do uso? Sim. O processo feito em poucos minutos, também conhecido como cura, serve para “selar” o revestimento das panelas e a proteção da camada antiaderente, aumentando a funcionalidade, qualidade e durabilidade do produto. Esse processo é simples: antes do primeiro uso, unte a superfície interna com óleo/gordura e aqueça-a em fogo alto por 2 a 3 minutos. Após, desligue o fogo e espere esfriar. Repita essa operação sempre que desejar um melhor desempenho antiaderente.



Assadeira de silicone ou forma de alumínio?

Assadeiras de alumínio são mais resistentes e evita que haja partes mais tostadas que outras nos alimentos, assando de forma mais uniforme. Além disso, aquece rápido, e não absorve cheiro ou sabor após o uso. São indicadas para assar biscoitos, massas podres, peixes, frangos e carnes.





Assadeiras de Silicone são flexíveis, podendo ser dobradas para armazenar sem nunca perder seu formato original. Assim como as antiaderentes não deixam que os alimentos grudem, com o diferencial de nunca precisar ser untada. Preserva o formato original, sem riscos de quebrar. Pode ir a qualquer tipo de forno. Leve e maleável, não enferruja e é extremamente fácil de limpar. Utilize para assar massas moles tais como: como bolos; cupcakes e pães, que necessitam se soltar da assadeira com facilidade.



Como limpar o interior das garrafas térmicas?

Uma boa dica é colocar no recipiente, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, completando com água quente e deixar agir por 12 horas. Depois é só lavar como de costume.









Chaira ou afiador de facas? Para o dia a dia a chaira ajuda na correção do fio. Para facas com fio sem corte algum, eu recomendo o afiador diamantado.












Qual a melhor faca?

Existem diferentes tipo de facas. Facas para legumes, facas para carne, facas para peixes e por ai vai. Você pode começar tendo uma faca do Chef que serve para todos os tipos de corte. De preferência facas forjadas em aço inox de ponta a ponta.









O fouet serve para quê? O Fouet ou batedor de claras como muitos conhecem, é um utensílio muito antigo, formado por vários arames curvados em forma de gota presos a um cabo. Ele serve para bater, claras, massas, cremes, molhos, omeletes e etc, tornando a mistura dos ingredientes mais lisa e homogénea. Ele também pode substituir a batedeira ou liquidificador, já que facilita o preparo de receitas tradicionais como chantilly, maioneses, suflês, molhos e muito mais.



A Melamina suporta até qual temperatura?

A Melamina 100% profissional é um tipo de resina altamente resistente indicada para uso alimentar, tendo seu uso seguro em banho maria até 70ºC. Nunca deve ser levada ao microondas ou forno convencional. Seu uso é apenas para etapa de servir.






O tempo de uso do cooktop portátil é diferente do cooktop convencional? Sim. Ele serve para preparos rápidos. Seu uso é seguro e recomendamos pequenos intervalos, a cada 1 hora, para seu melhor desempenho.










Gostou desse bate papo? Ficou ainda com alguma dúvida? Utilize esse canal para falar conosco. Siga nossas redes sociais @marcamix


Perguntas respondidas por Natália Camargo, Especialista em A & B e Chef de Cozinha do Grupo Marcamix.


#chefresponde #chef #duvidas #universogourmet

52 visualizações