Buscar

3 DICAS para aumentar as vendas de utilidades no seu VAREJO



Durante a pandemia da Covid-19, as vendas de utilidades domésticas cresceram 42% no primeiro semestre de 2021, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), e depois da reabertura dos comércios, o alto faturamento continuou e para 2022 e 2023, o questionamento que fica é como manter a alta e continuar com boas projeções de vendas no varejo. Confira três dicas essenciais para vender mais no varejo com os produtos de utilidades do Grupo Marcamix e boas vendas!


ELABORE A JORNADA DE COMPRA DO SEU CLIENTE


Você sabe qual o caminho completo que o seu cliente faz para chegar até sua loja? De onde vem o seu cliente? Foi por indicação? Ele tornou-se fiel depois de comprar algumas vezes na loja? Veio das redes sociais? Encontrou pelo Google? E mais: quanto costuma gastar a cada visita? O que ele mais gosta de levar? Quais são seus hábitos de compra, afinal? Fazer todos esses questionamentos é importante para entender seu cliente e saber realmente qual produto oferecer para cada nova visita.


Com a jornada de compra você consegue repensar toda a estratégia do seu negócio e bolar novas planos para vender mais e atrair clientes, seja com o lançamento de produtos, promoções, ofertas, conteúdos de divulgação e muito mais! Às vezes, até a forma que você organiza a sua loja, influência na decisão de compra do seu cliente. E além disso, questione-se: eu tenho propriedade e sou referência para falar sobre o que vendo e porque os meus produtos são diferenciados?


TENHA UMA EQUIPE DE VENDAS QUALIFICADA E MOTIVADA


Alguém precisa vender seus produtos e esta pessoa precisa estar qualificada para isso, para além de convencer, tirar também dúvidas e demonstrar como cada item funciona. Por isso, preparar sua equipe é muito importante! Outra coisa que conta muito, é claro, é a forma de atendimento. Pense em duas lojas concorrentes, mas em uma delas o vendedor foi mais simpático, atencioso e prestativo, em qual você acha que o cliente irá fechar negócio?


Faça treinamentos mensais ou conforme a necessidade, e mantenha-os motivados: ouça o seu colaborador, realize premiações, valorize e reconheça bons resultados e dedicação. Isso motiva e impede a rotatividade da equipe, mantendo-os mais tempo na empresa e evitando que novas pessoas sejam contratadas, treinadas e adaptadas a nova empresa.


DIVULGUE E EXPONHA OS PRODUTOS DE FORMA ASSERTIVA


Divulgar seus produtos é essencial na hora de vender mais! O mundo tornou-se digital, e agora, antes de ir até a loja, as pessoas têm pesquisado sobre o produto na internet, visto avaliações e comentários positivos e negativos. Portanto, divulgue de forma correta. Realize ações promocionais em datas sazonais, produza conteúdos de qualidade com fotos, vídeos, reels, tutoriais, tour pela loja, e ainda receitas, dicas de organização, conservação, limpeza e muito mais. Isso torna seu negócio mais conhecido, atrai mais seguidores interessados em conhecê-la, e consequentemente, novos clientes.


E na loja física, ao recebê-los, exponha produtos de forma organizada, relacione categorias, coloque uma próxima da outra. Onde fica as garrafas térmicas, coloque xícaras e colheres de café, o cliente pode estar interessado em uma, mas acabar comprando o kit completo. A iluminação também é importante, para um lançamento ou produto em promoção, coloque uma iluminação mais direcionada. E para talheres, pratos e taças, monte uma mesa posta para demonstrar como tudo ficará na mesa do cliente: sofisticado e elegante. Tudo isso conta e no final, vale a pena!


DICA BÔNUS


Tenha uma cartela variada de produtos. Aqui no Grupo Marcamix você encontra desde panelas, a garrafas térmicas, talheres de mesa, melamina 100% profissional, cubas GN, utensílios e muito mais das marcas Termopro, Gourmet Mix e Le Cook, para sua loja e também restaurante, buffets e evento! Confira nosso catálogo, clicando aqui, e para orçamentos e cotações, envie e-mail para querocomprar@marcamix.com.br.












3 visualizações