top of page

BATE PAPO COM JANAINA FONTEBASSO - COMEX | ESPECIALISTA EM COMPRAS DO GRUPO MARCAMIX




Essa é a Janaína Fontebasso, nossa especialista em Compras internacionais e nacionais. Recém contratada, ela dividiu conosco a sua trajetória profissional. Que tal se inspirar na história da Janaina? Acompanhe o nosso bate papo com ela!


Como ingressou em Compras?


Minha carreira iniciou na empresa AT Automação - Rexroth Bosch Group, do outro lado da mesa, como vendedora interna. Logo vi que não era minha praia, então trocamos de lado. Mas para isso, eu teria que passar por um processo seletivo de mais de 3000 candidatos para apenas duas vagas, e então encarei e fui em frente neste grande desafio! Eu tinha apenas acabado de voltar da Alemanha, onde morei por 1 ano. Fiz intercâmbio, e então fiz volksschule em Bergish Gladbach... foi aí que tudo começou... Pois é, umas das duas vagas foi a minha. Então iniciei minha carreira em Compras e Comércio Exterior na Bosch e depois em empresas Americanas e Alemã. Nessa brincadeira, quando se tem paixão pelo que faz, se torna um parque de diversões, já se vão 20 aninhos de experiência.


Qual a sua formação acadêmica?


Sou formada em ADM & Comércio Exterior e extensão em Alemão.


Quais segmentos você já atuou?


Venho do ramo automotivo como: Rexroth | Bosch Group, Fontana Group, e Röchling Group, grandes empresas que contribuem com o sucesso pessoal e profissional de seus colaboradores.


O que você espera da nova casa?


Venho do mundo automotivo, e ingressar em uma empresa de utensílios domésticos é desafiador. Minha expectativa é desenvolver toda minha experiência profissional e contribuir com o sucesso da empresa. Além disso, colocar em prática todo meu conhecimento e habilidades em benefício da mesma, bem como aprender outras linguagens que se fizerem necessárias.


Quais conselhos você daria para quem quer ingressar na área de Comércio exterior?


O Universo do Comex é imenso e intenso, não romantize apenas pelo Nome "comércio exterior", rs... Primero, ter no mínimo 2 (idiomas) e o melhor ter paixão pelo que faz. Comex está aí e o mundo inteiro para se negociar...


Outro ponto importante para trabalhar e gostar desse universo que é Supply Chain ou “Cadeia de Suprimentos”, você precisa saber lidar com pressões, que não são poucas, lidar com frustações e ter muito jogo de cintura, principalmente para que não falte a devida MP e/ou insumo para sua empresa, bem como saber lidar com toda regra nos processos de importações que o Brasil impõe.


Tenho paixão pelo que faço, venho de empresas multinacionais que me ensinaram, acreditaram e investiram em mim, e hoje posso dizer que SIM, fiz a escolha certa!


102 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page