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Tendências gastronômicas para 2021: do chef em casa as comidas locais

Uma revolução aconteceu no nosso modo de consumir e se alimentar fora e dentro do lar. Acredita-se que esse novo comportamento deva se instalar mesmo pós-pandemia. Com um olhar na realidade brasileira, reunimos algumas das principais mudanças gastronômicas aqui e ao redor do mundo.


Comida mais local


Com as cadeias de abastecimentos mais curtas e com as imposições de restrições mais rígidas, em muitos casos até com fechamentos de fronteiras, muitos países tiveram que priorizar como nunca seus próprios produtos, obrigando o consumidor doméstico e profissional a olharem para os seus quintais. O termo local nunca foi tão urgente. Essa fase, sem dúvida, reativou uma rede de relações entre consumidores finais e produtores, e entre produtores e restaurantes, que parece prosperar.


Chef em casa


Já começou a acontecer em 2020 e deverá aumentar em 2021. Com os restaurantes fechados, uma das vias para os chefs continuarem a trabalhar é irem cozinhar a casa dos clientes, com as devidas cautelas. E o delivery impulsionou a tendência. Outra tendência resultado do estilo home office de trabalho, são os kits menus para cozinhar em casa, onde os cozinheiros esporádicos assumiram mais a pilotagem do fogão em casa.


Consumo mais consciente



O impacto ambiental daquilo que comemos também deve ter um peso maior nas nossas escolhas. Em quarentena, nos conscientizamos sobre o quanto de lixo geramos e como desperdiçamos alimentos que ficam na geladeira até estragar enquanto pedimos pizzas pelo delivery. Repensar as compras com base no menu da semana e reduzir o que descartamos deve ser uma das prioridades ainda para 2021. A diminuição da renda das pessoas diante do momento econômico, também vem contribuindo para o uso de recursos com mais consciência. Menos impressos também vêm sendo substituídos por APP, QRcode que estarão cada vez mais em evidência no nosso dia a dia.


Bar home

As bebidas já não são mais definidas apenas como vinhos ou como cervejas. Hoje o universo do que colocamos no copo tem exigido uma abordagem mais pessoal e, o Gin se popularizou neste contexto, caindo no gosto popular, tornando-se até fonte de renda extra a venda de kits de especiarias para o preparo de bebidas com Gin.


Outra forma de evasão e entretenimento são as provas de vinho em casa. Já um sucesso em 2020, voltaram com força e mais profissionalizadas, com kits de garrafas cada vez melhores. Falta o balcão do bar e as piadas do barman, mas não faltará bebida.


Aulas culinárias



Mesmo ganhando um pouco de normalidade em nosso dia a dia, a perspectiva é que a sociedade continue receosa de grandes aglomerações. Daí que o consumo de conteúdo digital, seja pelo YouTube, Zoom ou outro tipo de plataforma streaming, tenha vindo para ficar, e isso abrange os cursos de culinária.


Restaurantes delivery



Muitos restaurantes foram forçados a optar por um cardápio mais simples, adaptando a sua operação ao delivery para continuar atendendo a sua clientela. Neste cenário, novas formas de transporte e novas embalagens foram criadas especificamente para cada cardápio e menu.


Almoços a quatro mãos, mudanças na escolha do que pegamos nas prateleiras, valorização do pequeno produtor, como o do comércio local, esse é o novo cenário que faz parte da nossa nova forma de viver a cultura gastronômica. Um dado recente mostra que o consumo fora do lar caiu 28% e os preços das refeições subiram 16% no 4º trimestre. Seja do ponto de vista financeiro ou politico uma coisa é certa, nossa forma de alimentação vem se transformando rapidamente a cada dia. Seja no contexto doméstico, seja no profissional continuamos conectando pessoas as soluções em UD no seu negócio ou para o seu consumo.


Fontes:

https://www.gironews.com/food-service/consumo-fora-do-lar-cai-28-62806/

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