top of page

DIA DA GASTRONOMIA MINEIRA: 3 RECEITAS PARA APRENDER



A culinária mineira é uma das mais amadas pelos brasileiros! Seja pelo tempero, sabor ou facilidade de preparar algumas receitas, e no post de hoje, o Dia da Gastronomia Mineira, você irá aprender três receitas mineiras deliciosas: tutu de feijão, pão de queijo e bolo de milho. Confira e aproveite!


TUTU DE FEIJÃO

Ingredientes

· 100 g de bacon picados

· 1 gomo de linguiça calabresa

· 1 cebola

· 1 dente de alho

· 1 e ½ xícara (chá) de feijão cozido

· Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

· ½ xícara (chá) de farinha de mandioca


Modo de preparo

Pique o alho e corte a cebola em cubos. Em uma panela Le Cook, refogue o bacon na própria gordura em fogo médio, por três minutos. Adicione a linguiça e frite até dourar. Acrescente a cebola, o alho e refogue por dois minutos. Despeje o feijão e deixe levantar fervura. Tempere com sal e pimenta-do-reino e junte a farinha de mandioca aos poucos, mexendo até obter a consistência desejada. Se necessário, acrescente mais. Despeje em uma travessa de melamina 100% Profissional e polvilhe com cheiro-verde. Sirva.


PÃO DE QUEIJO

Ingredientes

· 400 g de polvilho doce

· 400 g de queijo parmesão ralado

· 400 g creme de leite

· Óleo para untar


Modo de preparo

Em uma vasilha de inox Gourmet Mix, junte o polvilhe doce, o parmesão e misture. Adicione o creme de leite, aos poucos e misture com as mãos até formar uma massa homogênea e firme. É necessário que o creme de leite seja adicionado aos poucos, para não perder o ponto da massa. Retire porções pequenas da massa e modele bolinhas. Coloque, uma ao lado da outra, em uma fôrma grande untada com óleo e leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.


BOLO DE MILHO

Ingredientes

· 4 espigas de milho

· 2 xícaras (chá) de leite

· 4 ovos

· ½ xícara (chá) de óleo

· 2 xícaras (chá) de açúcar

· ½ xícara (chá) de fubá

· 3 xícaras (chá) de farinha de trigo

· 1 colher (sopa) de fermento em pó

· Óleo e farinha de trigo para untar

· Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Modo de preparo

No liquidificador, bata o milho, o leite, os ovos, o óleo, o açúcar e o fubá até ficar uma bem mistura homogênea. Transfira para uma tigela aço inox Gourmet Mix e misture a farinha e o fermento com uma colher. Despeje em uma fôrma untada e enfarinhada, e leve ao forno a 180°, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Deixe esfriar, corte em pedaços e sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.


bottom of page